Cartões e Créditos

Nada de esconder-se atrás da cortina! Uma vez engajada, chega o momento de montar vitrine. Vamos precisar criar cartões de visita e também organizar um espaço na internet. Oportunidades esbanjam! e as vezes o pessoal até se vê perdido, entre tantas opções.

É bem por isso que eu escrevo para vocês! vamos manter um caminho simples. Se apertar com dicas técnicas, oferecerei uns tutoriais, estilo: "Vai por esta pedra, que lá tem areia movediça.". Ou seja: tudo que eu faço por aqui, você pode tranquilamente implementar por aí. 

O assunto de hoje tem a ver com:
  • Nome de Blog
  • Título de assunto de Blog
  • Figurinhas e imagens
  • Referência a autores
  • Escolha de e-mail para a conselheira
  • Escolha de um logotipo para a conselheira
Eu sei, em três escritos apenas e parece que o mundo vai desabar, tanta coisa a organizar!
Sem stress, vamos conversar sobre Plataformas de Visibilidade e os famosos Cartões de Visita, mais adiante.

Nome de Blog: se você for brasileira, morando na Alemanha, pode me copiar! tente "Natura Brasil und Ich: gefällt mir!". Eu queria ter o nome da empresa ligado a um texto bem conhecido, aqui na França. Pronto, juntei os dois. Além disso ele fala em poucas palavras da minha relação com a empresa e o meu público, que são pessoas associadas à França, de alguma maneira, sejam moradores do país, sejam estudantes da língua francesa, em qualquer parte do mundo. Pense grande, mas resuma a quantidade de letras.

Título de assunto de Blog: sejamos criativas, diretas e curtas. Por exemplo, visualmente, em um primeiro relance, este titulo de mensagem ou lhe fez feliz ou lhe fez triste. De qualquer forma, causou um calafrio qualquer, uma emoção. Isso é importante, pois as pessoas gostam de ação, nada de escrever um título estilo gelatina, molengo, sem expressão. Uma vez o título interessante, os leitores vão se motivar mais para ler o texto.

Figurinhas e imagens: sempre é bom usar o recurso visual. Você pode criar os seus próprios desenhos usando um editor de imagens, como o Paint, para aqueles que usam o Sistema Operacional Windows. Quem tem PowerPoint instalado, pode inclusive se lançar com artista e explorar os recursos de cores degradê e fontes de letras interessantes. Salve o arquivo como .jpg, entretanto! assim o slide vira uma imagem, portável para o seu blog.

Referência a autores: pronto, chegou o momento de falar sobre os "créditos". Sempre sempre que você usar uma frase de alguém ou inserir uma foto ou figurinha, referencie-os. Como? pode ser colocando o nome do autor entre parênteses ou, por exemplo, como eu tenho feito até agora, inserindo um link de internet sobre a imagem utilizada. Eis como eu fiz: marquei a imagem clicando com o mouse, na linha de menus escolhi a inserção de link e colei ali o endereço http da página internet de onde eu encontrei a imagem. Assunto sério, sempre dê créditos aos autores.

Escolha de e-mail para a conselheira: No dia em que você for organizar os documentos para enviar para a Natura Brasil, uma das informações, eu diria, cruciais, que você vai precisar disponibilizar é o seu endereço eletrônico para receber mensagens. Que tal ser clara aqui também? use seu nome e o nome da empresa associados. O meu é: Debora.NaturaBrasil separei meu nome do nome da empresa usando um ponto. Outra coisa interessante: busque beleza! letras maiúsculas fazem a diferença, sim! :) observe este detalhe quando estiver escrevendo seu endereço no seu cartão de visitas.

Escolha de um logotipo para a conselheira: uma marca pessoal, uma cor que te identifique, um desenho reconhecível, uma arte abstrata. Crie! assim você pode usar esta marca pessoal em assinatura de mensagens, no seu blog pessoal, em uma camiseta branca, ... o céu é o limite. O importante é que você tenha uma história por trás deste emblema. A minha: bem, eu escolhi a cor cor-de-laranja que é associada a energia. Ela também está associada à marca que represento. Eu tenho uma assinatura meio rabiscada e resolvi que a minha assinatura tinha tudo a ver com o nome do blog: Natura Brasil et moi (Natura Brasil e eu, para quem não está familiarizado com a lingua francesa). Ou seja: a cor fala da empresa e da energia e a assinatura rabiscada, fala de mim.


Ótimo, já sinto que vocês estão também deslanchando! 
Pensem aí no nome do blog que vocês irão montar, no identificador de e-mail, em uma cor (estudem seus significados neste website) e em um emblema para ilustrar os seus cartõeszinhos de visita e os ambientes na internet, que estaremos explorando nas próximas mensagens.

Eu disse: "p e n s e m"
caneta e papel
tranquilizem a ansiedade de implementar tudo isso
as próximas mensagem serão de grande ajuda neste sentido!
Até mais!

0 comentários:

Postar um comentário